Como vetorizar uma imagem e que programa usar – O que é um vetor?

Como vetorizar uma imagem e que programa usar – O que é um vetor?

Olá amigo leitor, neste post queria passar um pouco do meu conhecimento, de uma função muito usada por designers no mundo inteiro, a função de como vetorizar uma imagem e que programa usar para esta vetorização. Basicamente os vetores são desenhos criados a partir de linhas formas pré-definidas e preenchimentos que podem formar qualquer tipo de objeto, inclusive criações complexas.

Como transformar uma imagem em um desenho

Como vetorizar uma imagem – Transforme uma imagem em um desenho

Talvez você pode se perguntar, mais qual a necessidade de vetorizar uma imagem se posso usar a própria imagem? É o seguinte, a principal diferença entre  uma imagem e um vetor, é que, a imagem é composta por vários pequenos quadros, com diferenças de tonalidades formando assim as imagens que são chamados de pixels, quando dimensionamos estas imagens em tamanhos maiores, estes pixels são aumentados podendo comprometer a qualidade das mesmas. Já os vetores são desenhos criados a partir de linhas como dito acima, podendo serem dimensionados de qualquer forma e tamanho, estes desenhos vetorizados nem sempre conseguem chegar na qualidade que temos em um arquivo bitmap (imagem) pelo fato da variação que temos em brilho e contraste de uma imagem.

Mais como vetorizar uma imagem?

Existem programas especiais para este uso, como é o caso do CorelDraw e do Ilustrator, sendo o Corel o programa o mais conhecido na finalidade de criar desenhos vetorizados, com várias ferramentas de criação em formas pré-definidas e em formas de desenhos livres o usuário consegue criar qualquer tipo de arte através da opção de vetorizar imagens. Se quiser conhecer mais sobre o CorelDraw e sobre o uso destas ferramentas clique aqui.

O CorelDraw foi um dos pioneiros no uso deste tipo de arquivo, conseguindo como primeiro programa combinar em uma única interface imagens, textos e desenhos vetorizados. Hoje com suas atualizações avançadas em sua plataforma, existem formas inclusive automáticas, de fazer esta vetorização de imagens, que facilitam muito, e reduz bastante o tempo de criação de artes. Logotipos de empresas são, muitas vezes  logos vetorizados  normalmente trabalhados com quantidade de cores limitadas, embora possam apresentar efeitos para produzir os mais sofisticados elementos.

 Como conseguir desenhos vetorizados?

Uma das  formas de conseguir estes desenhos vetorizados para suas criações, seriam através de sites que oferecem este tipo de arquivo de forma grátis ou paga, você irá encontrar arquivos diversos que poderão ser baixados e usados em suas criações. Vou deixar logo abaixo alguns dos principais sites que você poderá usar para esta finalidade.

Freepik 

Vexels

Vecteezy

Dezignus

123 Free Vectores

Vector Lady

Wow Vectors

BittBox

DeviantART

Cool Vectors

Espero que tenha gostado!

Se quiser ficar por dentro sobre vários assuntos voltados para criação de design Gráfico, CLIQUE AQUI e faça o cadastro do seu e-mail que enviaremos muito mais conteúdo legal para alavancar o seu conhecimento.